Telefone: (48) 3024 1438 , (48) 9976 6590     Email: vivare.fisio@gmail.com

RPG – Reeducação Postural Global

rpgrpgA Reeducação Postural Global (RPG) é um método Francês, criado em 1981, por PH. Souchard, e consiste em ajustamentos na postura e nos segmentos do corpo, permitindo a reorganização e o reequilíbrio dos músculos.

A técnica de RPG baseia-se em três princípios fundamentais:

-» Individualidade: cada ser humano é único e reage de forma diferente;

-» Causalidade: a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma (causa/conseqüência);

-» Globalidade: deve-se tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias músculo esqueléticas.

Um dos diferenciais da RPG é a revalorização da função estática dos músculos. Solicitados em permanência, estes podem encurtar-se e perder sua flexibilidade, freando os movimentos e deformando o corpo. Assim, um dos princípios do método é identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural.

O tratamento pode ser indicado a indivíduos de todas as idades, tanto para prevenir as eventuais consequências da má postura, quanto para combater as dores ocasionadas por problemas morfológicos, articulares, traumáticos, respiratórios e esportivos.

Indicações gerais:

– má postura;

– dores na coluna;

– desvios na coluna vertebral (escoliose, hipercifose , hiperlordose, retificações);

– cefaléias (dores de cabeça), enxaquecas;

– doenças ocupacionais (tendinites, LER/DORT, bursites);

– asma, bronquite;