Telefone: (48) 3024 1438 , (48) 9976 6590     Email: vivare.fisio@gmail.com

Osteopatia

osteopatiaO corpo humano é um sistema capaz de se auto-regenerar, sendo o dever do osteopata eliminar os fatores que o impedem de funcionar de forma saudável – Andrew Still.

A Osteopatia, criada no século XIX, é uma especialização da área da saúde que trata do ser humano de forma global, isto é, está fundamentada no conceito de que todas as partes e sistemas do corpo humano funcionam de maneira integrada.

Recomendada e incentivada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como prática de saúde, a Osteopatia é indicada, de uma forma geral, no tratamento das disfunções do corpo humano, principalmente mecânicas, onde ocorrem alterações funcionais de alguma estrutura.

O objetivo inicial do tratamento é descobrir a causa dos sinais e sintomas do paciente, para somente depois tratar as suas conseqüências. Com o intuito de restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, o Osteopata age através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático).

No entanto, a grande diferença da Osteopatia para a medicina e fisioterapia tradicional é que o raciocínio e plano de tratamento não são direcionados apenas para doença, mas para a condição clínica e o funcional do paciente, que é fundamental para o sucesso do tratamento.

Indicações gerais:

– dores na coluna (dorsalgias, cervicalgias e lombalgias);

– hérnias de disco;

– dores ciáticas;

– contraturas musculares, tendinites, etc

– transtornos digestivos (refluxo, gastrite, hérnia de hiato, má digestão);

– endometriose;

– cefaléia tensional (dor de cabeça);

– enxaqueca;

– torcicolo,

– insônia,

– disfunção da ATM (bruxismo)

– problemas respiratórios

– bloqueios articulares em geral (pós- entorse de tornozelo, por exemplo)

– estresse, entre outras.